O Clínico Geral é mais importante do que você imagina

Procurar um médico quando você já está com algum problema não é adequado, mas é o mais usual de grande parte da população. O acompanhamento médico deve ser constante, ou melhor, ao menos anual. Um médico que venha a cuidar da sua saúde e da sua família, previne doenças futuras, economiza tempo e agiliza diagnósticos de suas doenças, pois já conhece seu histórico. Além disso, se torna uma referência ao lhe indicar os especialistas para seu tipo de problema.

É importante salientar que o clínico geral tem a função de avaliar a pessoa como um todo, curar ou diagnosticar o problema inicial, indicando um especialista confiável.

QUAL A FUNÇÃO DO CLÍNICO GERAL?

O clínico geral é responsável pelos cuidados gerais das pessoas, ou seja, possui uma visão abrangente do paciente adulto, assegurando a integração dos cuidados e, recorrendo, quando necessário, a opinião de especialistas em outras áreas da medicina quando o problema for mais específico. O diferencial desse profissional é que ele pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, assim poderá levar em conta aspectos mais abrangentes, conhecendo o histórico de sua saúde tanto psicológica, física e familiar.

Dessa forma, o médico responsável pelo seu acompanhamento de check-up anual, por exemplo, terá todo o seu histórico de saúde. Se houver algum problema que você venha a ser atendido por outro profissional, o seu clínico geral poderá acompanhar seu tratamento, passando informações necessárias para ter resultados adequados ou a cura para seu caso.

QUANDO PROCURAR UM CLÍNICO GERAL?

Respondendo a essa pergunta: de preferência, anualmente para check-up médico ou, quando tiver algum problema de saúde. Esse profissional está apto a tratar diversas doenças dos adultos, desempenhando estudo e orientação inicial dos pacientes, coordenando exames de saúde regulares, acompanhando o tratamento do doente crônico, orientando pacientes que apresentem quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, e fazendo a integração final dos dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

POR QUE PROCURAR UM CLÍNICO GERAL?

Os clínicos gerais abrangem consultas com finalidades como: check-up médico, avaliação pré-operatória para diversas cirurgias, avaliação para atividade física e orientação de exercícios físicos, obesidade leve a moderada, orientação nutricional, hipertensão arterial, diabetes, investigação e tratamento de doenças cardiológicas leves, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), gastrite,
doença do refluxo gastroesofágico, infecções intestinais, infecções urinárias, infecções de pele e micoses, infecções pulmonares, infecções de orofaringe, cefaléia (dores de cabeça), hipo e hipertireoidismo, depressão, transtornos de ansiedade, anemias, indicação de vacina, alergias, entre outras.

BEM ESTAR E CONFIANÇA

Quando a pessoa tem acompanhamento de um clínico geral, dando continuidade a esses cuidados frequentes e seguindo as orientações médicas, há uma melhora ano após ano. Isso gera uma melhor qualidade de vida e longevidade. Ressaltamos que, a longo prazo, o acompanhamento de um clínico geral que tenha conhecimento do seu histórico de saúde, hábitos e personalidade, pode reconhecer com mais precisão e facilidade sinais que indiquem mudanças na sua saúde e bem estar.

Como esse profissional avalia sua saúde como um todo, qualquer conjunto de sintomas pode ter diversas possíveis explicações. O clínico geral ouve atentamente e considera todas as possibilidades.

Um dos fatores importantes desse acompanhamento também se dá a confiança no médico que lhe trata. Se torna uma referência inclusive ao procurar outros médicos nas demais áreas, pois o clínico de sua confiança irá lhe indicar médicos competentes e confiáveis para o tratamento que você precisa.

Quando o paciente procura diretamente um especialista, significa que ele acabou fazendo alguns diagnósticos por conta própria, o que, obviamente, nem sempre está correto. Por isso, procurar um clínico geral inicialmente para esclarecer seus sintomas é mais indicado e preciso. Auto diagnóstico e auto medicação é perigoso. Sempre procure um profissional.

Conte conosco, marque sua consulta!

Telefone: (41) 3627-2722 ou 98534-1050 (whatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *