A importância da Medicina e Segurança do Trabalho para sua empresa

Muito se é falado em medicina e segurança do trabalho, e por que?

Em uma primeira visão, superficial,  teríamos o aspecto legal a ser atendido. A lei 6.514, de 22/12/1977, alterou o Capítulo V da CLT, instituindo a obrigatoriedade do atendimento aos itens de Segurança e Medicina do Trabalho.

De forma integrante e regulatória, temos Decretos, Portarias e as Normas Regulamentadoras, bem como Normas Técnicas Nacionais e Internacionais, e Convenções Internacionais.

Entretanto esta análise deve ser feita de forma mais ampla. Ambientes de trabalho seguros, colaboradores treinados, orientados e com o acompanhamento da saúde ocupacional realizado de forma constante, pensam diretamente em itens como produtividade e motivação.

A gestão da Segurança e Medicina do trabalho permite:

– Atenuação de acidentes de trabalho: atividades realizadas de forma segura, com a utilização dos devidos Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual, por contribuintes treinados, conscientes da importância do Ato Seguro, levam a redução ou eliminação do número de acidentes na empresa.

– Redução dos afastamentos por Doença do Trabalho – da mesma forma que o item anterior, a utilização correta dos EPIS diminui ou elimina os impactos que os riscos do ambiente de trabalho possam ter na saúde do trabalhador. Neste aspecto a Medicina do Trabalho também é fundamental, pois quando realizada de forma preventiva, pode detectar prematuramente possíveis problemas de saúde do colaborador, vinculados à sua atividade profissional.

– Produtividade – vários estudos demonstram que itens como  nível de ruído, iluminação escassa,  mobiliário inadequado, entre outros, impactam diretamente nos níveis de produtividade do funcionário. Todos estes itens são objeto de controle da Segurança do Trabalho.

– Motivação – a empresa pode e deve manifestar-se aos seus colaboradores que se preocupa  com sua saúde e segurança. O desenvolvimento de ações constantes de conscientização e campanhas de acesso de Saúde, faz com que o funcionário se sinta valorizado pela empresa e trabalhe com maior motivação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *