Adotar hábitos saudáveis costuma ser a principal medida praticada por pessoas que buscam manter a qualidade de vida. Essa ação, realmente, é imprescindível, mas, junto dela, a realização de um check-up periódico e de exames de rotina deveria ser regra geral, especialmente a partir dos 35 anos.
Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a consulta a um cardiologista pode prevenir que 80% dos fatores de risco levem ao surgimento de doenças no coração.
Além disso, uma avaliação médica regular possibilita o diagnóstico precoce de um problema cardíaco, elevando as chances de cura.
Por que a consulta ao cardiologista previne doenças?
Quando a consulta acontece com frequência, dificilmente uma disfunção passa despercebida. Isso porque o paciente é analisado de forma individual, conforme sua idade, o histórico familiar e os fatores de risco nos quais ele se enquadra.
As principais condições que influenciam o aparecimento de doenças cardíacas e que, portanto, devem ser avaliadas pelo especialista são:
- obesidade;
- sedentarismo;
- tabagismo;
- colesterol alto;
- hipertensão;
- diabetes;
- estresse;
- distúrbios endócrinos, infecciosos e nos rins.
Quando a pessoa possui um ou mais dos problemas acima e se consulta com um cardiologista periodicamente, o médico pode orientá-la sobre mudanças de hábito necessárias, assim como acompanhar sua evolução.
Principais exames realizados no check-up cardiológico
Nas consultas de rotina ao cardiologista, é possível realizar diversos exames visando a detecção de disfunções. Os mais comuns são:
- eletrocardiograma: tem como objetivo observar o ritmo do coração, se há distúrbios na condução elétrica, alguma sobrecarga ou alteração no funcionamento do órgão;
- teste ergométrico ou de esforço: analisa o desempenho cardiovascular em momentos de esforço físico. É fundamental, portanto, para pessoas que fazem ou pretendem fazer atividades físicas. Nem sempre os resultados são conclusivos sobre a existência de alguma anormalidade, mas o teste pode levar o médico a ampliar a investigação;
- ecocardiograma: é uma espécie de ultrassonografia que avalia o tamanho do coração, a espessura de suas paredes, o quanto de sangue é bombeado o movimento das válvulas cardíacas.
- radiografia de tórax: além da avaliação pulmonar, observa-se se há um aumento cardíaco e alongamento da aorta.
- testes laboratoriais: os exames de sangue mais frequentes são os de colesterol, triglicérides e glicemia, mas outros podem ser solicitados conforme o histórico do paciente.
Quais doenças podem ser prevenidas na consulta ao cardiologista
Com o check-up preventivo, é possível evitar ou tratar precocemente várias doenças no coração.
Um exemplo que leva à morte de milhões de pessoas todos os anos é o infarto agudo do miocárdio, também chamado de ataque cardíaco. TRata-se de uma obstrução na arterial que bloqueia a passagem do sangue por completo para o músculo cardíaco.
A insuficiência cardíaca é outro problema que pode ser prevenido com a consulta a um cardiologista. Ela costuma desenvolver-se devido a outras condições, como hipertensão e disfunções vasculares, e caracteriza-se por impedir não conseguir bombear o sangue adequadamente para outros órgãos.
A arritmia, ou seja, a alteração do ritmo dos batimentos cardíacos, é uma situação corriqueira também. Apesar de afetar principalmente pacientes com mais idade, afeta jovens e pode ser causada por substâncias estimulantes, como café e álcool, mas pode ser consequência de outras enfermidades, como o infarto ou do uso de drogas.
Outros distúrbios que podem ser diagnosticados no check-up são:
- anginal;
- aterosclerose;
- cardiomiopatia;
- cardiopatia congênita;
- doença arterial periférica;
- hipertensão e hipotensão;
- pericardite;
- prolapso da válvula mitral;
- sopro no coração;
- taquicardia;
- tumor cardíaco.
Não procure o médico somente quando algo estiver errado
Quem agenda consultas com o cardiologista somente quando sente algo atípico corre o risco de descobrir a presença de problemas já em estágio avançado. Com isso, o tratamento pode ser mais difícil ou até insuficiente, não trazendo resultados satisfatórios.
Lembre-se, o check-up cardiológico de rotina possui um papel duplo: além de prevenir disfunções, possibilita que um distúrbio seja identificado de maneira precoce, aumentando as chances de cura.
As doenças no coração podem piorar a sua qualidade de vida, portanto, marque uma consulta com um cardiologista. Sua saúde agradece.